Qual a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) denegada e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) rejeitada

De acordo com o artigo 10 da Portaria CAT nº 162/2008, considera-se emitida a Nota Fiscal Eletrônica
(NF-e) no momento em que for concedida a respectiva “Autorização de Uso da NF-e”. Porém, antes da
concessão dessa autorização, a NF-e poderá ser classificada como rejeitada ou denegada pela
Secretaria da Fazenda do Estado.
Basicamente, ocorre a rejeição do arquivo digital da NF-e devido a:

falha na recepção ou no processamento do arquivo;
b. falha no reconhecimento da autoria ou da integridade do arquivo digital;
c. não credenciamento do emitente para emissão de NF-e;
d. duplicidade do número da NF-e;
e. falha na leitura do número da NF-e;
f. outras falhas no preenchimento ou no leiaute do arquivo digital da NF-e.

Na hipótese de rejeição do arquivo digital da NF-e, o arquivo digital rejeitado não será arquivado
na Secretaria da Fazenda para consulta e o emitente poderá transmitir, novamente, o arquivo nos
casos previstos nas letras “a”, “b” e “e”.

Já a denegação da “Autorização de Uso da NF-e” ocorre devido à irregularidade cadastral do
emitente ou do destinatário.
Na hipótese de denegação da “Autorização de Uso da NF-e”, o arquivo digital transmitido ficará
arquivado na Secretaria da Fazenda para consulta, identificado como “Denegada a Autorização de
Uso” e não será possível sanar a irregularidade e solicitar nova “Autorização de Uso da NF-e”
para NF-e de mesmo número.

Base Legal: Arts. 10, caput e 13, II, III, §§ 2º e 3º da Portaria CAT nº 162/2008

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Outros posts:

7e77 ক্যাসিনো লগইন অ্যাপ ডাউনলোডের মাধ্যমে আপনার গেমিং অভিজ্ঞতা উন্নত করুন

আজকের এই নিবন্ধে, আমরা আলোচনা করব কিভাবে 7e77 ক্যাসিনো লগইন অ্যাপ ডাউনলোডের মাধ্যমে আপনার গেমিং অভিজ্ঞতা উন্নত করা যেতে পারে। আমরা জানাবো অ্যাপের সুবিধা, ব্যবহার